Homeless

Há um tempo atrás eu decretei meu absoluto repúdio à idéia de fixar-se, de ficar num só lugar, de criar raízes. Me parecia algo de pessoas conformadas, dispostas a seguir um modelo de vida imposto pela sociedade, pessoas sem ambições de ver e “conquistar” o mundo, sem vontade de mais.

Quebrei a cara.

Não que eu ache que é suficiente nessa vida nascer, viver e morrer no mesmo lugar – muito longe disso – , mas “criar raízes” agora me parece algo com bastante sentido. Ter um lugar pra retornar, ter um lugar no qual você se sinta em casa, um lugar onde tudo é familiar – enfim, um lar.

Eu sei que existem pessoas que não precisam de tudo (ou seria “apenas”?) isso, mas eu sei que eu preciso. Há pessoas que realmente adotam um estilo nômade e o que eu penso é que, pra conseguir sustentar essa situação, elas conseguem algo que pra mim é uma proeza: se sentir em casa em qualquer lugar. No final das contas, elas consideram o mundo inteiro o seu lar. Eu, infelizmente, não consigo. Me sinto a estranha, a estrangeira, a não pertencente, e sinto falta da sensação de familiaridade.

O contraditório disso tudo é que a gente só reconhece nosso lar quando estamos longe, e é por isso que penso que “sair do ninho” é necessário. A gente (eu, pelo menos) aprende a identificar o que é a nossa casa. Quem já estudou um pouquinho dos nacionalismos já conhece essa história: frente ao diferente, torna-se mais claro a nossa própria identidade.

– Mais um passo na maldita jornada do auto-conhecimento? Check!

*Ao som de Ladysmith Black Mambazo – Homeless

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Homeless

  1. Lélia

    Nossa, estou tão orgulhosa!!! E pensar q um tempo atras vc tava achando inútil sia jornada ai… go girl!!

Deixe um comentário

