Wait

Estava aqui jogando conversa fora com meu pai, falando nem sei direito do que, quando falei sobre a Alemanha e o controle louco que eles têm por lá sobre a internet.

Existiam alguns sites que eu não conseguia acessar e diversos vídeos no Youtube que não rodavam e eu via, no lugar do player, uma página avisando que aquele vídeo estava bloqueado para o país. Alguns até avisavam que era porque, sei lá, a Sony Music tinha proibido. O que eu não entendia é que eu não estava clicando em links postados por outros usuários, mas muitas vezes entrava na página da própria gravadora, ou então eram vídeos produzidos pelo próprio usuário, como no caso do projeto Playing For Change (que absolutamente pagou os direitos autorais de tudo o que foi regravado). Enfim, coisas que eu não entendia.

O negócio é que nunca ninguém pareceu achar isso estranho. Eu mesma nunca pensei demasiado sobre o assunto, só achava chato às vezes dar de cara com a página em branco me avisando que eu não podia acessar seu conteúdo.

E aí tem a China, né. Lá também existe um controle muito conhecido no mundo todo. Certas coisas não aparecem nos resultados de pesquisa do Google, por exemplo. E por isso (e por outras coisas também, mas nos foquemos só nesse ponto agora) a China é duramente criticada.

Não estou pretendendo comparar os dois países e o tipo de censura que eles exercem. No entanto fiquei pensando sobre as justificativas pra se censurar uma página na internet. Na China é a política que dita isso. Na Alemanha, aparentemente, é o dinheiro. (E arrisco dizer que isso muito provavelmente seja válido pra grande parte do mundo capitalista.) O que faz um menos condenável que o outro?

 

*Ao som de The Beatles – Wait

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Uncategorized

5 Respostas para “Wait

  1. Ow então
    um amigo meu tava fazendo mestrado na alemanha uma epoca, uma cidade chamada bochun, até já foi ver ele lá. Mas acontece que antes falei para ele baixar um filme que achava legal.

    ….

    Passou uma semana, e ele me xingou no msn. Diz ele que tinha um limite pra baixar coisas lá, não entendi direito na época e esqueci de perguntar a ele sobre isso quando eu o vi de novo em vitória, só sei que ele levou uma baita de um esporro. Tem algum problema vc deixar seus torrents baixando?

  2. Poxa, mas censura à informaçao e muito pior do que essa censura “capitalista”.. ademais, as pessoas sempre podem usar formas de furar as sançoes aos downloads.. e vc nao vai ser presa por isso… (ou pelo menos, vai levar algumas advertências antes de ser coagida). Sei là.

    • Olivia

      Não estou falando que são a mesma coisa, mas é q a gente condena imediatamente a China, mas ninguém questiona a Alemanha por exemplo. Eu tb acho horrível podar o acesso a informação, mas convenhamos q normalmente eu acho isso mais terrível pq nesse mundo a gente cresce acostumado a defender os interesses pessoais, a livre iniciativa e acima de tudo a propriedade. Entao a ação da Alemanha é tipo… óbvia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s