Bolivia

Hoje é o meu quarto dia em La Paz – essa cidade de clima louco e muito chuvosa durante o verao.

Parece que as coisas nao mudaram muito desde a última vez que pisei aqui, há dezoito anos atrás – os microbuses continuam os mesmos (e devem ser o mesmo desde os anos 60, pelo menos), as cholitas seguem com sua vestimenta clássica (como o fazem desde a época colonial), o espanhol ainda parece o mais claro do mundo e os Andes, claro, continuam lá, eternamente nevados. Mas nao foi isso que me fez sentir em La Paz. Foi o cheiro.

La Paz (ou talvez a Bolivia) tem um cheiro característico que nao sei de que é. Só sei que me lembra infancia, família, frio, Andes… Me lembra aqui. E é por isso que no momento que eu senti o cheiro me senti realmente em La Paz.

Aliás, é engraçado essa coisa da memória olfativa. Eu detecto cheiro de Natal, cheiro de novembro, de Bolivia, da minha mae quando eu tinha uns seis anos, da minha mae sempre, dos tempos que eu coroava, de Natal na Alemanha… Para mencionar poucos, porque agora nem me lembro de tudo. Me vem à cabeça um livro do Gabriel Garcia Marquez, “O enterrro do diabo”, quando pela primeira vez vi que memória olfativa era algo comum a todos.

Alguém aí também se lembra de algo específico (uma época, uma pessoa, uma ocasiao…) com um cheiro?

*Ao som de Kesha porque é o que está tocando aqui, mas na minha cabeça estava tocando Los Kjarkas – Bolivia

1 comentário

Arquivado em Uncategorized

Uma resposta para “Bolivia

  1. oniguiri

    eu tenho uma super memória olfativa tb! e fico muito atraída pelos cheiros nas cidades tb. Um cheiro que eu gosto muito é de mercado central! e cheiro de Dublin! e de dama da noite (uma flor, se vc não conhece) que é cheiro de casa. mas descobri ultimamente que tb tenho uma memória auditiva peculiar, tipo, barulho de panela de pressão e cordas de varal é barulho de casa. (sem mencionar cachorro latindo e papagaio gritando).
    ai gente, que bom que a gente é historiador e é íntimo da “memória”, neam? (nem eu entendi essa agora…)

Deixe um comentário

