Lend me your ears and I’ll sing you a song

Eu já disse por aqui que eu curto usar óculos. E eu uso óculos grandes, vermelhos, armação grossa. Escondem bastante a cara.  Há tempos, no entanto, deixei de pensar nos óculos como um indicador para pessoas que lêem/estudam muito, que passam muito tempo jogando video-games… Quero dizer, pra mim ter óculos de grau na cara passa longe de estar relacionado com nerdice (algo que nem vou comentar, mas já é algo que não tem muito mais um significado).

***

Hoje estava eu cumprindo meu projeto de ano novo do ano passado: fui a aulas de legislação. Comecei esta semana, então tinha feito só algumas poucas horas e hoje era dia de enfrentar cinco horas de simulados. Enfim, o fato é que depois de tentar resolver dois deles, eu já havia passado bastante tempo lendo coisas naquele caderninho maléfico, assim que ao terceiro eu consegui acertar 22 de 30, o que significaria vitória minha sobre o DETRAN. Mas ok, não estava pensando nisso (não sei no que estava pensando – estava pensando?), mas eis que um outro aluno pergunta meu resultado e diz:

– Também, né. Nerd!

Agora, vamos pensar. POR QUÊ? Porque eu sinceramente fiquei sem entender. Nunca conversei com a pessoa, que não sabe nem meu nome, o que eu faço, de onde venho, de que família eu sou… muito menos se estudo, quanto estudo. E de repente vem com essa afirmação assim, sem um pingo de dúvida. Minha reação normal em situações como essa, claro, é o estado de choque, que consiste em: dar uma risada sem graça, me abster de emitir qualquer comentário e voltar às atividades com uma feição que demonstra normalidade para quem observa, mas que na verdade esconde um emaranhado de pensamentos confusos. E eu fiquei lá pensando o que da minha aparência (porque só podia ser questão de aparência) transmitia “nerd”.

E aí eu lembrei. Óculos. Desde tempos imemoriais os óculos são acessório fundamental para retratar aquele(a) não popular, que é desligado da aparência em favor de atividades como ler quadrinhos, livros de não-ficção ou de ficção científica (que podem ser considerados por alguns como não-ficção, já que seriam a realidade do futuro), jogar xadrez, etc. Também serve para aqueles que não curtem (nem são bons em) esportes e sofrem de alergias. Geralmente tais pessoas tiram boas notas.

***

Como Peter Pfeiffer, melhor amigo de Kevin Arnold na série “Anos Incríveis”, bem colocou num dos primeiros episódios, eles estavam perdendo Winnie para os cool kids e era tudo porque ela tinha passado para as lentes de contato.

Óculos não são cool.

*Ao som de Joe Cocker – With a Little Help From My Friends

3 Comentários

Arquivado em Uncategorized

3 Respostas para “Lend me your ears and I’ll sing you a song

  1. gente, eu tinha deixado um comentàrio, ele foi apagado??

    =(((

  2. Afff acho que apagou mesmo!! Enfim tinha dito que tenho saudades da época “nerd” (quando isso significava socialmente alguma coisa) pq eu acho que era uma coisa mais romântica, vc podia ser nerd por ler muito (inclusive quadrinhos, claro), enquanto o conceito de “geek” hoje em dia (me parece) muito restritivo a coisas eletrônicas, principalmente computador. O cara pode ser uma PORTA e ser geek soh pq vive no computador, os nerds costumavam ser mais inteligentes. Pelo menos na minha visao romântica hahahaha

    E vc nao vai mais ter que usar lente, vai poder continuar com os oculos?!

    • Olivia

      Pois é, eu já não sei mais o que é nerd, porque o conceito se confundiu com o de geek e tb pq envolve caras ficando milionários no futuro fundando companias de informática. Nerd podia até ser isso tb, mas era mais. E nerds nunca foram babacas, enquanto geeks podem ser – e muitas vezes são, ainda mais que é cool ser geek, mas nunca será cool ser nerd, os conceitos são opostos.

      Pois é, na verdade eu tenho q usar lentes, eu tenho q trocar o grau desses óculos aqui e até hj nao fiz isso. Por preguiça em parte e tb porque lentes de contato rígidas são caras pra cacete! Mas acho q vou marcar outro oftalmologista. Da última vez fui em dois diferentes q me deram graus completamente nada a ver em um olho, então fiquei consfusa e larguei pra lá, mas vou ver se marco ainda essa semana! Ahhh!

Deixe um comentário

