Ch-ch-ch-ch-changes

Quando você está na flor dos seus 17, 18 anos, a pergunta que te é colocada o tempo todo é: o que você vai fazer? Eu sempre interpretei isso da seguinte maneira: “que curso universitário você quer fazer?”, “o que você quer estudar?”. E eu queria estudar História.

***

Um dia uma professora (que eu considero uma super professora) estava contando da época em que ela precisava tomar esta decisão na vida. Na dúvida entre História e Ciências Sociais, o que ela fez? Resolveu ler texto acadêmicos das duas áreas. Fiquei pensando comigo mesma. Eu não tinha idéia de como era o mundo da História na universidade. Eu mal sabia como seria a universidade em si. Eu não tinha idéia de quais autores eram importantes (não sei nem se eu pensava que autores são importantes), ou mesmo do tipo de texto que eu teria que ler. Talvez eu pensasse que haveria mesmo uma espécie de livro didático que seguiríamos em cada curso, ou ainda que nos afundaríamos nos pensadores que a gente sempre lê sobre, tipo Rosseau, Voltaire, Marx. Ou mesmo que em História Antiga a gente realmente leria “A Odisséia”.

Não sei, porque a verdade é que não me lembro de realmente pensar sobre a universidade. Eu pensava bastante era no vestibular.

Eu também não sabia sobre a tal vida acadêmica. Não conhecia a diferença entre um mestrado e um doutorado ou o que eu precisaria pra chegar neles. Ou se eu gostaria de fazer isso. Eu também não entendia nada de pesquisa. Acho que sigo sendo ignorante no assunto, aliás. Mas existem pessoas que não são assim, que já entraram tendo consciência de tudo isso e que, mais do que isso, tinham se colocado uma pergunta bem diferente da minha. Elas não se perguntaram o que elas queriam estudar, mas sim o que elas realmente fariam, qual seria a atividade da vida delas – e tudo bem, a resposta é que o trabalho é mesmo o estudo.

***

Por mais que as dúvidas quanto a um ofício persistam após um diploma, ainda que exista uma incerteza, é difícil deixar algo ir. Eu virei professora, embora não de História.

*Ao som de David Bowie – Changes

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

