“The Secret Garden”, Frances Hodgson Burnett

Eu já falei aqui sobre o filme O Jardim Secreto, um dos meus preferidos de todo o universo conhecido. Enfim, resolvi ler o livro, publicado em fascículos durante 1910 e completo em 1911.

Capa do livro

Pouca coisa muda em relação ao filme, mesmo os sentimentos em relação a cada personagen são praticamente os mesmos, embora possamos ver mais de cada um e mesmo saber de outros que não foram mencionados no filme (como a mãe de Martha e Dickon, Mrs. Sowerby).

O que eu gostaria de ressaltar sobre a leitura é que este se trata de um livro infantil, mas que não soa em momento algum como restrito à crianças: não é infantil a ponto de fazer perder o sentido para um adulto ler. Se as perguntas e pensamentos podem soar familiares a crianças, para adultos soam simplesmente inocentes de uma maneira muito bonita.

Assim como no filme, o amor mesmo romântico entre as crianças é apenas subentendido, mostrado de uma forma ingênua como deve ser visto mesmo por meninos e meninas de dez anos (especialmente no início do século XX).

Pensando mais profundamente sobre a época, é verdade que fiquei curiosa em relação ao pé em que andavam as teorias da medicina, já que é falado bastante da importância do ar fresco, de se estar ao ar livre… E é interessante, por outro lado, notar a visão inglesa que insiste numa Índia de clima quente e que podaria a vontade de se fazer qualquer coisa ao ar livre, que apenas alimentava o ócio e o cansaço, em contraste com uma Inglaterra primaveril que incentivaria crianças a viverem como crianças e de maneira mais saudável.

Enfim, eu não consigo dizer muito sobre o livro, mas ele é uma daquelas leituras de deixar feliz, tipo sorrir mesmo. E me fez querer ter um jardim onde eu possa me sentar e passar tardes lendo ou cuidando dele em companhia de amigos.

Ah, essa imagem romântica inglesa!

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

