“The Secret Garden”, Frances Hodgson Burnett

Eu já falei aqui sobre o filme O Jardim Secreto, um dos meus preferidos de todo o universo conhecido. Enfim, resolvi ler o livro, publicado em fascículos durante 1910 e completo em 1911.

Capa do livro

Pouca coisa muda em relação ao filme, mesmo os sentimentos em relação a cada personagen são praticamente os mesmos, embora possamos ver mais de cada um e mesmo saber de outros que não foram mencionados no filme (como a mãe de Martha e Dickon, Mrs. Sowerby).

O que eu gostaria de ressaltar sobre a leitura é que este se trata de um livro infantil, mas que não soa em momento algum como restrito à crianças: não é infantil a ponto de fazer perder o sentido para um adulto ler. Se as perguntas e pensamentos podem soar familiares a crianças, para adultos soam simplesmente inocentes de uma maneira muito bonita.

Assim como no filme, o amor mesmo romântico entre as crianças é apenas subentendido, mostrado de uma forma ingênua como deve ser visto mesmo por meninos e meninas de dez anos (especialmente no início do século XX).

Pensando mais profundamente sobre a época, é verdade que fiquei curiosa em relação ao pé em que andavam as teorias da medicina, já que é falado bastante da importância do ar fresco, de se estar ao ar livre… E é interessante, por outro lado, notar a visão inglesa que insiste numa Índia de clima quente e que podaria a vontade de se fazer qualquer coisa ao ar livre, que apenas alimentava o ócio e o cansaço, em contraste com uma Inglaterra primaveril que incentivaria crianças a viverem como crianças e de maneira mais saudável.

Enfim, eu não consigo dizer muito sobre o livro, mas ele é uma daquelas leituras de deixar feliz, tipo sorrir mesmo. E me fez querer ter um jardim onde eu possa me sentar e passar tardes lendo ou cuidando dele em companhia de amigos.

Ah, essa imagem romântica inglesa!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s